Dia Ecológico: Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Paróquia São Francisco , cujo Santo é São Francisco de Assis, patrono da Ecologia em todo mundo, não poderia deixar esse dia passar sem ser lembrado. Para tal, foi organizado pela equipe de paroquianos, O Dia Ecológico, que teve início com a Santa Missa as 7h e ao logo do dia várias atividades de promoção e debates das nossas ações e atitudes com o meio ambiente, encerrado com a celebração da Missa das Crianças.

O planeta pede socorro, e precisamos de atitudes individuais e coletivas, a Santa Igreja não fica fora dessa atitudes, a preocupação é pertinente, que o Nosso Santo Papa Francisco no ano de 2015, publicou uma Encíclica Papal sobre o Meio Ambiente LAUDATO SI’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor. A encíclica está dividida em seis capítulos que falam sobre a mudança climática, a dívida ecológica, a questão da água, a crise ecológica bem como as mudanças no estilo de vida. Com o documento, Francisco quer que as pessoas e instituições reflitam sobre o cuidado com o meio ambiente.

  Assim, no ultimo domingo, dia 05 as atividades de mobilização começaram logo após a missa, com um café comunitário, em seguida teve a explanação de uma palestra com a Prof. Isabel Kleinpaul, Engenheira Florestal, que pontuou como estamos cuidando do planeta e como podemos fazer diferente, e sobre o mal uso dos recursos naturais. Dentre outras atividades, tivemos a Senhora Maria Fabian recitando uma poesia, de sua autoria sobre a natureza. Com participação dos catequizados teve a colocação de placas informativas, lixeiras de coleta seletivas, plantou-se uma árvore no pátio da igreja.

A irmã Severina, com sua equipe de apoio, veio apresentar o projeto ECOMVIDA – Movimento de Consciência Ecológica pela Vida, grupo que se reuni mensalmente para estudar e discutir ações sobre ecologia. Aconteceu a distribuição de mudas de árvores, , cantou-se o Hino de São Francisco. A juventude trouxe a encenação de uma peça que mostrou o sonho de uma jovem sobre a natureza e como viver melhor em harmonia homem x ecologia, dinâmicas com as crianças sobre o cuidado com a natureza.

 Enfim, um dia agradável e de reflexão de como estão nossas atitudes com o local que vivemos. Estamos cuidando de forma racional, com atitudes cristãs o lugar que Deus criou para nós?